quinta-feira, 5 de abril de 2007

Prorrogação do Fies

Foi prorrogada até o dia 30 de abril a renovação do FIES (Fundo de Financiamento estudantil Superior), pela Caixa Econômica Federal. Para que os alunos continuem recebendo o beneficio, é obrigatória a renovação. Caso o estudante não tenha feito nenhuma mudança na documentação, basta ir a faculdade em que estuda e assinar o contrato. Caso haja alteração de cadastros, o aluno deve ir à instituição de ensino onde e solicitar o documento de regularidade de Matricula. Depois de solicitar esse documento, ir à Caixa Econômica onde foi feito o financiamento, acompanhado dos fiadores, e caso seja casado, acompanhado do conjugue.A solicitação de regularidade de matricula deve ser feita nas seguintes situações:
  • Alteração de CPF e mudança de estado civil do estudante;
  • Troca de fiadores;
  • Redução do percentual do prazo de financiamento;
  • Restrição cadastral do aluno, do conjugue, ou dos fiadores;
  • Parcela trismetral de juros em atraso e a alteração no Cadastro Nacional de Pessoa jurídica (CNPJ) da mantenedora da instituição de ensino.

A expectativa é que cerca de 165 mil estudantes renovem seus contratos. Para ingressar no Fies, o aluno precisa estar matriculadoo regularmente na instituição de ensino superior da rede privada. Mas vale lembrar que a universidade deve ser cadastrada e com fundo positivo no Ministério da Educação. O procedimento é da seguinte forma: O aluno paga a instituição a quantia que o Fies não cobre. De três em três meses, quita-se na Caixa Econômica Federal, uma parcela de juros no valor de R$50. Nisso, essa parcela trimestral de juros, é descontado no saldo devedor. O valor da taxa de juros passou de 9% para 6,5% ao ano. Já para os alunos que cursam licenciaturas, pedagogia e cursos na área tecnológica registrados no cadastro do MEC, houve uma redução de 9% para 3,5% ao ano.

Nenhum comentário: