quinta-feira, 5 de abril de 2007

THINK.COM, o "Orkut" da educação tem repercussão no Brasil

A educação também está interada na moda tecnológica de comunidades virtuais. O THINK.COM é um portal de aprendizado on-line, e já é conhecido como "orkut da educação". O portal, que conta com o apoio da Fundação Bradesco, possui mais de 300 mil estudantes e professores de 50 países, os quais trocam informações sobre conteúdos e experiências educacionais e profissionais.
Desde seu surgimento, em novembro de 2006, o THINK.COM já chegou a 23 escolas do Brasil, sendo que dez escolas participantes são do estado de São Paulo. A intenção é que mais 50 escolas já cadastradas, em breve possam fazer parte dessa comunidade. A idéia surgiu de uma iniciativa da Oracle Brasil e da Oracle Education Fundation (entidade sem fins lucrativos), e conta com a parceria da PRODESP (Companhia de Processamento de dados de São Paulo), a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo e a Fundação Bradesco.
O THINK.COM tem a seguinte idéia: os professores e alunos participantes do programa compartilham conteúdos e colaboram com projetos voltados para busca de conhecimento.Os participantes ganham uma conta de e-mail, e podem criar suas próprias páginas e são incentivados a participar de grupos de estudos e debates on-line.
A Fundação Bradesco está com o piloto do THINK.COM para implementar em escolas com ensino fundamental e médio, nas cidades de Osasco e São Paulo, bem como na comunidade rural de Canuanã, no estado de Tocantins. A meta da Fundação dar-lhes o acesso ao programa em, no máximo, dois anos. Para que o programa seja bem aproveitado, será formada uma equipe de 40 educadores à prepararem os professores e outros educadores a compartilhar e passar seus conhecimentos para toda a rede de ensino do Brasil.

Nenhum comentário: