quarta-feira, 18 de abril de 2007

Turmas fantasmas no Programa Brasil Alfabetizado

O Programa Brasil Alfabetizado, que tem como finalidade inicial erradicar o analfabetismo, possui alunos e turmas fantasmas. Os nomes das pessoas estão cadastrados no Ministério da Educação (MEC) e estes nunca freqüentaram e, sequer, foram matriculados.
O Brasil alfabetizado foi lançado em 2003, e hoje é um dos carros-chefes do governo do presidente Lula consumindo R$700 milhões. De acordo com a última pesquisa do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras a Domicílio), o índice de analfabetismo no país está na casa dos dois dígitos: 10,9% da população com idade acima de 15 anos são analfabetos.
Na cidade de Engenho das Lages, divisa de Distrito Federal com Goiás, por exemplo, deveriam existir quatro turmas com 97 alunos matriculados para o Brasil alfabetizado.
Para o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, a seleção dos alunos é responsabilidade dos parceiros, no caso, a Secretária de Educação do Distrito Federal. Ele afirma que pesquisas mostram que 85% existem, mas devido as evasões ou até mesmo o excesso de falta, o numero cai em até 50% de alunos nas salas de aula.

Nenhum comentário: