domingo, 25 de março de 2007

Secretário de educação do Rio anuncia a contratação de cinco mil professores

Em entrevista coletiva, o secretário estadual de educação, Nelson Maculan, anunciou que o governo do estado autorizou a contratação de professores para regularizar a rede pública de ensino do estado do Rio. Das cinco mil vagas anunciadas, 3.500 serão preenchidas com professores de 5º a 8º série e as demais por profissionais do ensino médio que fizeram concurso do ano de 2004. Já para as turmas de 1º a 4º série, serão chamados professores que fizeram o concurso de 2001, mesmo com o prazo estourado. Para fechar, mil profissionais que já estão na rede irão assumir as turmas de 5º a 8º série e, também, de Ensino Médio para repor as aulas. A validade dos contratos vai até dezembro de 2007.
Algumas matérias como Física e matemática estão sofrendo com ausência de professores. Não há em algumas regiões, mestres para lecionar essas matérias e, com isso, a secretaria pretende conseguir professores em bancos de dados, onde estes estejam dispostos a assinar contratos temporários. Através desse recurso, a secretaria pretende suprir mais essa necessidade.
Maculan, o anúncio, falou sobre a abertura de concursos públicos esse ano para disciplinas como Filosofia, Sociologia, Educação Artística e Química, e ainda para Matemática e Física. De acordo com o secretário, a folha mensal é de R$ 100,6 milhões, sendo que mais R$ 2,5 milhões serão destinados à contratação de professores. “Essas medidas vão nos dar uma visão melhor do quadro para que possamos pensar em um concurso, ainda este ano, para profissionais destas disciplinas sem docentes disponíveis. Para o segmento de 1ª a 4ª, teremos que analisar com mais calma, já que há um processo de municipalização em andamento”, disse Maculan.
O governador do Estado, Sérgio Cabral declarou que o secretário tem a total consciência que o ensino está passando por sérias dificuldades e que ele tomará as decisões necessárias.

Nenhum comentário: